Acessando unidades de disco local dentro de uma Sessão do Remote Desktop

Post date: Nov 11, 2017 11:42:58 PM

Sem dúvida a virtualização é uma realidade bastante comum nas empresas hoje em dia, aplicações que estavam em servidores físicos perto local de trabalho são virtuais agora. Nem sabemos onde estão.

E se for necessário copiar um arquivo de log para análise? E se precisar trocar um arquivo da aplicação? E se precisar enviar uma atualização de software para ser executada no servidor? Como se faz?

Compartilhar uma pasta no servidor é uma alternativa, muito usada em intranets inclusive. Porém, se o servidor estiver na nuvem ou em um local remoto que precisa usar a Internet para acessar? VPN resolve sim, mas muitos administradores de sistemas não querem compartilhar as pastas do servidor por questões de segurança (ainda mais depois do estrago do Wanna Cry).

Vamos compartilhar uma pasta no computador local para que o servidor acesse? Pode ser sim, mas dependendo como a VPN é configurada, também não funciona.

Se o acesso ao servidor é feito via Remote Desktop (Conexão de Área de Trabalho Remota), a solução pode ser bem fácil, podemos compartilhar uma unidade de disco (HD, pasta compartilhada ou pen drive) do computador local (computador que você usa) na conexão com o servidor, usando inclusive a tela de login da Conexão de Área de Trabalho Remota.

Abra o Remote Desktop e clique na aba "Recursos Locais", conforme a imagem abaixo:

Nesta aba é possível habilitar o som, configurar atalhos de teclado, mapear impressoras e habilitar ou não a área de transferência entre local e remoto. As unidades de disco estarão dentro de outra janela acessada pelo botão "Mais...".

Agora é possível selecionar qual unidade de disco do computador local estará acessível no servidor.

Neste exemplo a unidade "C" do computador local estará acessível no servidor.

Confirme no botão "OK", volte para a aba inicial, coloque o nome do servidor, usuário e senha e conecte-se ao servidor.

Dentro do servidor, para acessar os arquivos do computador local, abra o Windows Explorer e digite "\\tsclient". No exemplo abaixo foi digitado "\\tsclient\c" por que a letra da unidade disco vira o nome do compartilhamento.

Pronto! Agora é possível copiar os arquivos do computador local para o servidor ou copiar arquivos do servidor para o computador local.

Quando realizar log off no servidor, o compartilhamento será desfeito.

Nem todos os servidores permitem esse acesso, os administradores podem bloquear esse recurso! Contudo, essa troca de arquivos fica totalmente criptografada pelo mesmo mecanismo que torna segura a conexão com a área de trabalho, ou seja, isso é mais seguro do que um compartilhamento de pasta.

Em muitos casos, para ter mais segurança, é necessário conectar uma VPN com o servidor e através da VPN abrir uma conexão remota, assim são dois níveis de criptografia.

Esperamos que esse post seja útil, nem todos conhecem esse recurso do Remote Desktop.

Em caso de dúvidas, entre em contato.