Principais Erros

Post date: Nov 10, 2012 11:56:55 PM

Este artigo é uma coletânea dos principais erros que em algum momento da nossa carreira profissional provavelmente já fizemos:

Erros Gerais:

  • Falta de documentação: Tudo precisa ser documentado: comentários no ladder, comentários no supervisório, esquema elétrico, parâmetros de inversores, instalação e configuração de computadores. A manutenção sempre precisará resolver o problema o mais rápido possível, e isso pode ser feito por qualquer pessoa desde que tenha um passo a passo para realizar essa manutenção.
  • Falta de Backup: Muitas vezes a única cópia dos programas estão no equipamento que estão rodando, seja um CLP, uma IHM ou um computador. E se esse equipamento é danificado de tal forma que não tem como recuperar o programa?
  • Atualização de esquema elétrico e backup: Ter backup de programas e esquemas elétricos dão uma grande garantia e agilidade para a manutenção, mas se alguns deles estiver desatualizado, ainda haverá perda de tempo na hora da manutenção. Muita gente tem o programa e o esquema de quando a máquina foi instalada, mas não tem nada referente aquelas modificações personalizadas depois que o sistema foi entregue pelo fornecedor.

Erros Elétricos

  • Misturar cabos de rede ou sinais analógicos (0 a 10V, 4 a 20mA e outros) com cabos de potência. Tem que ficar separado, nem 220 pode misturar com redes ou sinais analógicos, até pode funcionar, mas sempre tem alguma interferência em algum momento.
  • Falta de aterramento no CLP ou está aterrado usando o mesmo cabo de terra dos CCMs (especialmente aqueles que tem inversor). Por experiência própria é importante que o CLP seja conectado no sistema de aterramento, mas não no mesmo ponto em que está aterrado os CCMs.
  • Usar uma fonte 24V para tudo, tanto acionamento quanto redes ou sinais analógicos, coloque fusíveis em todas as saídas. Sem isso qualquer curto no campo, que sempre ocorrem por um motivo ou outro, irá afetar os analógicos e as redes. Eu recomendo ter várias fontes, uma para redes, outra para analogicos e outra para as contactoras e válvulas.

Erros com Rockwell Automation

  • No RSLinx, quando criamos um tópico OPC para um ControlLogix ou CompactLogix, via Ethernet, apontamos para a interface de rede e não para a CPU. Precisa clicar em cima da CPU para acessar os dados dela. Essa mesma dica vale o Logix 5000 no "Who Active".
  • No Logix5000 ou no RSNetworks, toda vez que um módulo é adicionado a um CLP ou remota, normalmente devemos definir o "Key" do módulo para "Compatible Key". Se deixarmos o "Exact Match" no futuro será necessário mudar o programa quando será colocado um cartão com Firware diferente do programa.

Erros com Elipse E3

  • Quando desejamos utilizar os bits de um OPCTag ou IOTag, precisamos colocar a propriedade "UseBitsField" para True.
  • Quando uma tag OPCTag ou IOTag possuir um script ou seu valor é utilizado em outros scripts, normalmente é necessário definir sua propriedade AdviceType para "AlwaysInAdvice". Isso irá garantir que essa tag sempre tenha o valor atualizado mesmo quando não estiver sendo exibido em alguma tela.