Esta página é uma coletânea de dicas gerais e variadas que são respostas para alguns problemas que já enfrentamos.
Dica 1 - Caso o Graphics Runtime do WinCC Professional não esteja rodando em um usuário específico do Windows , verificar se este usuário pertence ao grupo Simatic HMI.
Veja o exemplo abaixo:
Dica 2 - Cuidado com Temporizadores
Quando o tempo de preset for zero, o temporizador não conta;
Para garantir que a contagem de tempo sempre ocorra, sempre coloque uma instrução na saída Q do bloco. Se não tiver lógicas para colocar, coloque uma bobina com uma variável Temp qualquer.
Dica 3 - Quando ocorrer erros sem explicação, durante alterações em blocos de comunicação como GET, PUT, comunicações MODBUS e outros, apague a DB de Instância do bloco e criar novamente. Explicação: Mesmo apagando algumas entradas destes blocos, algumas vezes valores permanecem nas DBs de Instância e causam problemas.
Dica 4 - O WinCC cria automaticamente uma conexão da aplicação WinCC (IHM ou computador) com o CLP quando uma tag do CLP é selecionada. Contudo, isso só ocorre quando o programa do CLP está OFFLINE, portanto, sempre que mapear tags CLP nas telas do WinCC, não permaneça online no CLP.
Dica 5 - Se vai abrir um projeto pela primeira vez em seu computador, feche todos os softwares TIA Portal abertos, abrir um projeto com GSD a instalar e tiver outro TIA Portal aberto, haverá falha na instalação do GSD
Dica 6 - No WinCC, é possível vincular um tipo de dado a ser recebido como TagPrefix, isso é configurado na propriedade UserDataType exibida abaixo:
Com essa propriedade ativa, ele vai conferir se é válido ou não as propriedades descritas nos campos.
Dica 7 - Quando um bloco é copiado de um idioma para outro, os comentários são copiados apenas quando os projetos estiverem no mesmo idioma.