Após a instalação do Update 8 do TIA Portal 17 da Siemens, uma aplicação WinCC não compilou mais e nem executou o runtime. O erro apresentado é o abaixo:
Ao ler a mensagem de erro, imediatamente surgem ideias de que a origem do problema está relacionado com a Instância do SQL Server vinculada ao WinCC e muitos sites apontam que a solução seria a execução do Reset_WinCC.vbs que está dentro do diretório de instalação do WinCC. No meu caso, infelizmente não havia problema com o SQL Server e executar o Reset_WinCC.vbs não resolveu.
Durante a instalação do Update 8, apareceu uma mensagem dizendo que não foi possível remover o serviço CCEServer. Clicando no botão "OK" da mensagem, a instalação do Update 8 continuou até o fim e indicou sucesso. Ao verificar os serviços do Windows após a instalação, não foi encontrado nenhum serviço CCEServer, mas havia o CCEClient conforme a imagem abaixo:
Tentar executar o serviço CCDBUtils manualmente, retorna erro relatando falta de alguma dependência.
Analisando o serviço CCEClient, o nome do executável do serviço é "CCEClient_x64.exe". Curiosamente existe no mesmo diretório um arquivo chamado "CCEServer_x64.exe".
Tudo levou a acreditar que estava faltando o serviço CCEServer e o seguite comando foi executado para registrar manualmente este serviço:
Após executar o comando e reiniciar o computador, o TIA Portal compilou a aplicação e rodou normalmente após isso, problema resolvido.