Os cartões de memória Siemens não podem ser formatados pelo Windows! Eles possuem um formato de sistema de arquivos próprio.
Algumas pessoas dizem que esse "formato especial" é manobra da Siemens para vender cartões de memória MMC Siemens para não usar qualquer cartão. Outras pessoas dizem que esse formato especial é necessário por causa da forma como os equipamentos da Siemens usam o cartão.
Esse post não vai entrar no mérito de avaliar o motivo, mas irá mostrar como recuperar a imagem original do cartão de memória, questão mais importante do que esse tipo de discussão.
Na Internet é possível encontrar imagens que são cópias dos cartões originais, mas o Windows não tem uma ferramenta nativa para escrever essas imagens nos cartões. Vários programas estão disponíveis na Internet para realizar essa escrita, porém esses programas tem "origem duvidosa" e alguns até disparam alarme do antivírus.
O Linux possui um comando nativo chamado "dd", que justamente cria e restaura imagens de sistemas de arquivos fazendo uma cópia fiel bit a bit. Esse comando não tem interface gráfica, é executado diretamente no terminal (a tela preta do Linux como muitos dizem).
Fizemos alguns testes no escritório da empresa usando esse cartão, conforme imagem abaixo:
Conseguimos recuperar um cartão de memória que foi formatado pelo Windows! Encontramos na Internet uma imagem de um cartão de memória 6ES7953-8LG11-0AA0. Deixaremos disponível essa imagem em anexo neste post.
A linha de comando Linux para escrever a imagem no cartão é este: sudo dd if='6ES7953-8LG11-0AA0 MMC 128KB.img' of=/dev/mmcblk0
Vamos explicar o que é esse comando:
Dica: Não é possível realizar essa escrita de imagem enquanto o gerenciado de arquivos do Linux estiver acessando o cartão, clique em "Ejetar" antes de executar o comando.
Em caso de dúvidas, podem entrar em contato com [email protected].
O arquivo 6ES7953-8LG11-0AA0.zip é uma imagem testada pela equipe da empresa e funciona.