Permitir conexão TCP/IP ao SQL Server

Post date: Nov 10, 2012 8:45:53 PM

Esse posto é antigo, da época do SQL Server 2005, porém a configuração para habilitar a conexão remota usando TCP/IP ao SQL Server ainda continua o mesmo.

A ferramente de configuração do servidor está acessível pelo menu Iniciar / Programas / Microsoft SQL Server 2005 / Configuration Tools. Veja a imagem abaixo:

Na janela do SQL Server Configuration Manager, acesse as configurações de rede conforme a imagem abaixo e habilite o protocolo TCP/IP conforme a imagam abaixo:

Após isso, o banco de dados já estará disponível para acesso em rede.

A instalação padrão do SQL Server Express 2005 não define que será a "Instância Padrão" ele mesmo, é criado uma instância chamada "\SqlExpress". Ou seja, sempre que quisermos acessar o banco de dados é necessário usar o [NomeComputador]\SqlExpress ou [NumeroIP]\SqlExpress na ConnectionString ao invés de usar apenas o nome do computador ou o numero IP.

Porém definir o SQL Server Express como Instância Padrão é simples. Para isso usa-se novamente o SQL Server Configuration Manager, e dentro das propriedades do Protocolo TCP/IP a porta deve ser definida como 1433. A imagem abaixo mostra este procedimento.