Os certificados digitais estão sendo cada vez mais usados para garantir a segurança das comunicações e eles possuem uma data de validade. A comunicação OPC UA com o EPM Server utiliza o certificado que o EPM Server gera em sua instação e depois de passar a data de validade, alguns softwares recusam-se a conectar-se ou avisam como essa imagem abaixo:
No exemplo acima, usando o software UA Expert, é possível marcar a opção "Accept the server certificate temporarily for this session" e a comunicação continua. Porém outros softwares não aceitam. Nestes casos precisamos que o EPM Server gere um novo certificado, o primeiro passo para isso é acessar o "Manage Certificates" através do ícone do EPM Server no canto interior esquerdo do Windows. A imagem abaixo mostra como acessar esta tela:
Na janela "Manage Certificates", escolha o certificado do EPM Server e exclua ele. Após isso, reinicie o EPM Server.
Caso não funcione, deve-se seguir o seguinte procedimento:
No servidor onde está instalado o Interface Server, deve-se acessar o arquivo de configuração do mesmo para saber onde é salvo o certificado.
O arquivo será encontrado em "C:\ProgramData\Elipse Software\EpmInterfaceServer\Epm.InterfaceServer.Config.xml". Você deve abrir em um bloco de notas e encontrar o trecho abaixo, onde estará a informação de onde está sendo salvo o certificado. Assim, você acessa o local e apaga o certificado.
<ApplicationCertificate>
<StoreType>Directory</StoreType>
<StorePath>%CommonApplicationData%\Elipse Software\Certificates\UA Applications</StorePath>
<SubjectName>Elipse Plant Manager Interface Server</SubjectName>
</ApplicationCertificate>
Por último, é só reiniciar o Interface Server e tentar conectar novamente que um novo certificado será gerado.