Recuperação Cartão de Memória Siemens 6ES7953-8LM31-0AA0

Os cartões de memória Siemens não podem ser formatados pelo Windows! Eles possuem um formato de sistema de arquivos próprio.

Algumas pessoas dizem que esse "formato especial" é manobra da Siemens para vender cartões de memória MMC Siemens para não usar qualquer cartão. Outras pessoas dizem que esse formato especial é necessário por causa da forma como os equipamentos da Siemens usam o cartão.

Esse post não vai entrar no mérito de avaliar o motivo, mas irá mostrar como recuperar a imagem original do cartão de memória, questão mais importante do que esse tipo de discussão.

Na Internet é possível encontrar imagens que são cópias dos cartões originais, mas o Windows não tem uma ferramenta nativa para escrever essas imagens nos cartões. Vários programas estão disponíveis na Internet para realizar essa escrita, porém esses programas tem "origem duvidosa" e alguns até disparam alarme do antivírus.

O Linux possui um comando nativo chamado "dd", que justamente cria e restaura imagens de sistemas de arquivos fazendo uma cópia fiel bit a bit. Esse comando não tem interface gráfica, é executado diretamente no terminal (a tela preta do Linux como muitos dizem).

Conseguimos recuperar um cartão de memória que foi formatado pelo Windows! Encontramos na Internet uma imagem de um cartão de memória 6ES7953-8LM31-0AA0. Deixaremos disponível essa imagem em anexo neste post.

A linha de comando Linux para escrever a imagem no cartão é este: sudo dd if='6ES7953-8LM31-0AA0 MMC 4MB.img' of=/dev/mmcblk0

Vamos explicar o que é esse comando:

  • sudo - executa o comando com direitos de administrador;
  • dd - comando que irá realizar a cópia;
  • if='6ES7953-8LM31-0AA0 MMC 4MB.img' - "if=" indica a origem da cópia, neste caso, estamos apontando para a imagem que baixamos da Internet;
  • of=/dev/mmcblk0 - "of=" indica o destino da cópia, neste caso "/dev/mmcblk0" é o caminho para o cartão MMC.

Dica: Não é possível realizar essa escrita de imagem enquanto o gerenciado de arquivos do Linux estiver acessando o cartão, clique em "Ejetar" antes de executar o comando.

Em caso de dúvidas, podem entrar em contato com lecenio@taginfo.com.br.

O arquivo 6ES7953-8LM31-0AA0.zip é uma imagem testada por um cliente e funciona.